Em um gesto de enorme compaixão, o empresário e humorista Whindersson Nunes em parceria com o Dr. Gildário Lima, físico pela UFF, criaram um protótipo de “bote salva-vidas” para animais de grande porte (como vacas, cavalos e porcos, etc).
O projeto idealizado, inicialmente utilizava 8 garrafas PET’s rosqueadas e revestidas com silvertape para suportar o peso de uma pessoa. Já para animais, o uso de quatro modelos – com 8/1 garrafas por modelo – fazem um cavalo de 500 kg flutuar na água, permitindo o transporte seguro até um ponto de resgate terrestre.
Whindersson Nunes, sensibilizado pela situação crítica das regiões afetadas pelas enchentes, incentivou a produção do dispositivo em impressoras 3D e o envio para as áreas inundadas. A iniciativa rapidamente ganhou força nas redes sociais e chamou a atenção da 3DLab, empresa especializada em soluções 3D.
Movida pelo senso de urgência e pelo compromisso social, a 3DLab se colocou à disposição para colaborar ativamente na produção e distribuição dos botes salva-vidas. Lara Lage, coordenadora de comunicação da empresa, destaca: “Nossa comunidade de impressão 3D é extremamente unida e engajada em utilizar essa tecnologia para ajudar as pessoas. Estamos cientes da urgência da situação e queremos iniciar a produção o mais rápido possível para salvar o máximo de vidas, tanto humanas quanto animais.” A 3DLab, reconhecendo a iniciativa de Whindersson Nunes na mobilização social, se comprometeu a servir como ponto de coleta.
A ISA apoia essa união de forças que demonstra o poder da tecnologia, da compaixão e da colaboração para fazer a diferença em momentos de crise. Juntos, podemos abrir um caminho para um futuro mais seguro.